sábado, 21 de novembro de 2009

SELEÇÃO DA 1ª FASE



Seleção da Primeira Fase:

Renan (Estudiantes)
Mateusinho (Peñarol)
Alê (Boca Juniors)
Kenzo (Peñarol)
Junior (Peñarol)
Leandro (Boca Juniors)


Resumo da Primeira Fase:

Depois de muitas emoções na briga entre as primeiras colocações, a 1ª fase terminou com Peñarol, Boca e Inter classificados diretamente para a semi-final. Estudiantes, Nacional, Colo-Colo e River Plate disputam a repescagem, que se dará nos dias 28 e 29 de novembro. O embalado Estudiantes não deve ter problemas para bater o lanterninha River no clássico argentino. Já no outro jogo, deve haver mais equilíbrio. O Colo-Colo tenta relembrar a épica vitória do 1º turno contra o Nacional, que não deve contar com o menino prodígio Yuri, mas irá tentar repetir a atuação do 2º turno, onde jogou completo.


Peñarol: Foi claramente o melhor time da 1ª fase. Quando assumiu a liderança na 5ª rodada, manteve constante sua boa atuação e não largou mais. O time sofreu apenas 2 derrotas, quando teve desfalques. Tem a melhor defesa do campeonato, com a experiência de Alan e a juventude de Mateusinho, que enfim está jogando tudo o que sempre se esperou dele. Betão quando precisou ser acionado fez boas defesas. Kenzo é o motor do time, colabora na defesa e no ataque com um vigor físico impressionante, peça fundamental. No ataque, Junior é o craque e Vanuê é o matador. O time ainda conta com boas opções de banco, como João e os 2 novos reforços, Molina e a promessa Fernandinho. Foi campeão nos pontos corridos e, para muitos, é favorito ao título.

Boca Juniors: O time estreou com derrota, manteve uma série de empates, e só foi conseguir sua 1ª vitória na 6ª rodada. Depois, o time se acertou e fez um belíssimo 2º turno, terminando apenas 4 pontos atrás do líder Peñarol. No papel, não parece ser o time mais forte, mas por tudo que mostrou é sim candidato ao título. A defesa é o ponto forte: Fernando, Arthur e Alê vem fazendo excelente campeonato e Véio é o segundo goleiro menos vazado. No ataque, Odilon em ótima fase e Leandro, artilheiro como sempre (42 gols até então), é o cara que se confia que pode decidir a qualquer momento. Isso sem falar da nova contratação, Cleber, que demonstrou um bom futebol e pode ser de extrema importância na fase final. O time ainda conta com Giuseppe e Guto, que já ajudaram marcando gols importantes.

Internacional: A maior incógnita das semi-finais. Reforçado durante a composição, o time é excelente no papel, mas não teve nenhuma atuação de encher os olhos na 1ª fase. Terminou o 1º turno em penúltimo, mas a sorte do time no 2º foi descomunal, enfrentando vários times desfalcados, muita vezes sem ter jogadores sequer pra completar os 6 iniciais. É importante ressaltar que eles não tiveram culpa nenhuma e tem totais méritos por terem conseguido aproveitar essas oportunidades. Assim construiu a melhor campanha do campeonato no returno, com quatro vitórias e duas derrotas. Por pouco não caiu para a repescagem na última rodada, graças ao tropeço do Nacional se classificou. Se os destaques Youssef, Alex e Rogério Torel, renderem tudo o que se espera deles, e Beto, Dorfo, Zé Augusto, Marcos, Luis e Gege fizerem suas partes, a base é fortíssima e também tem totais chances de bater o Boca e ir para a final disputar o título.

Estudiantes: Começo tenebroso e final empolgante. Depois de se manter constante na parte de baixo da tabela ao longo do campeonato, começou a reagir quando jogou com 2 jogadores a menos e demonstrou muita garra, conquistando o respeito dos adversários e muita torcida. Com a chegada dos reforços Mateus e Artur, a equipe confirmou a reação e terminou a 1ª fase dando show. Além do ótimo futebol dos 2, com a entrada deles aumentaram de produção 2 bons jogadores que não vinham rendendo tudo que podiam: Gian, que amadureceu muito depois de tanto ser criticado, e Bruno, que voltou a ser aquele do Vasco do ano passado. Com Renan, um goleiro que faz a diferença, uma defesa que pode tanto contar com a experiência de Evandro, Marquinhos e Agostinho quanto com a juventude de Gian e Artur, um meio comandado por Mateus e Bruno, e o cracaço Mimi na frente, parece ser o time com mais condições de bater o Peñarol, mas para isso precisa primeiro vencer a repescagem.

Nacional: No começo do campeonato, o time se estruturou antes dos concorrentes e aproveitou do entrosamento de Fabinho, Yuri e Zé Carlos na frente pra assumir a liderança. Mas na 5ª rodada, ao ser derrotado pelo Colo-Colo, perdeu o posto para o Peñarol e então não voltou mais. Quando perdeu Fabinho por contusão, Yuri e Zé caíram muito, e com eles o time inteiro, virando o verdadeiro saco de pancadas que nós vimos no 2º turno (4 derrotas - 1 vitória - 1 empate). Fogaça, Elio, Guilhermão e Guilherme Alves formam a defesa mais vazada do campeonato. Com os reforços de Rafael e Flávio Torel, e a volta de Fabinho, no papel o time é mais forte do que o do começo do campeonato, mas ainda não correspondeu muito em campo. Corremos o risco de não ver esse novo time jogar completo, já que deve jogar a primeira partida da repescagem sem o menino prodígio Yuri, e se passar joga a "final" da repescagem sem Fabinho também, mas mesmo assim promete dar trabalho.

Colo-Colo: O time mais jovem do campeonato até teve lampejos de grande time, mas no geral foi um fiasco. Demorou muito para se acertar, fazendo um péssimo primeiro e um razoável segundo turno. A defesa teve um desempenho aceitável, enquanto o ataque é o pior da competição, com 37 gols. Lucas não conseguiu lembrar as boas atuações que teve pelo Goiás na temporada passada, e Henrique não foi "O Cara" que decidia os jogos quando precisava, como lhe era cobrado. Contudo, gratas surpresas as boas atuações de Lucas Ronco na zaga e do incansável Cléber no campo todo. Gabriel é o pulmão do time, peça de fundamental importância que marca e sobe para apoiar no ataque. Lipe era o goleiro principal do time, mas se machucou e Luquinhas o substituiu muito bem. Entre as opções de banco, Wagner, Arquimedes e Betinho não comprometiam, mas também raras vezes conseguiam mudar o rumo de uma partida. Se o time conseguir repetir as boas atuações das vitórias contra Nacional e Peñarol (líderes no momento dos jogos) especialmente, podem bater de frente com qualquer time. Mas se jogar o que jogou na maior parte do campeonato, dificilmente passa da repescagem.

River Plate: O pior time do campeonato teve até um começo alentador ficando sempre entre os 3 primeiros colocados até a 5ª rodada, mas desperdiçou pontos, perdeu confiança, se desuniu e terminou na lanterninha com toda a justiça. Graças principalmente à Henrique, destaque do time no início da temporada, nas 4 primeiras partidas, o time venceu 1 e empatou 3. Incluindo aí o impressionante jogo contra o Boca, quando o time sofreu o empate depois estar vencendo por 6x1. Após esses jogos, o River enfrentou o dificílimo Peñarol e tomou uma goleada, depois nova derrota para o Nacional, com gol no último minuto, o que minou a confiança da equipe. A partir dali, virou presa fácil para todos os adversários. Roberto e Gabriel não conseguiram "domar" a meninada, que pouco produzia no ataque. No final, mudanças radicais com a ida de Henrique para o gol e entrada de Alessandro (vulgo "Zé Bonitinho") no time. Assim venceram o Boca, mas depois fizeram apenas 1 ponto nas últimas 2 rodadas. É a grande zebra da fase final.

SELEÇÃO DA 14ª RODADA



Seleção da Rodada:

Véio (Boca Juniors)
Giancarlo (Estudiantes)
Kenzo (Peñarol)
Bruno (Estudiantes)
Leandro (Boca Juniors)
Mimi (Estudiantes)


Resumo da Rodada:

A 14ª e última rodada da 1ª fase do campeonato do Portal teve grandes shows-solo. No primeiro jogo, o Boca Juniors do inspirado artilheiro Leandro não teve pena do Colo-Colo, que poupava titulares, e garantiu a segunda colocação na fase de pontos corridos, dando um salto para as semi-finais. O jogo terminou em 9x2, sem muitas dificuldades, com 6 gols de Leandro, 2 de Odilon e 1 do estreante Cléber, que a julgar por essa partida tem tudo para ser peça importante do time nos próximos jogos. Na segunda partida, o Peñarol voltou a ser aquele empolgante time que não havia aparecido na última rodada. Com atuações destacadas de Junior e Kenzo, mesmo já garantido em primeiro lugar o time fez 8x1 no Internacional, que acabou se classificando na terceira colocação graças ao tropeço do Nacional, o qual vai ter que disputar a repescagem. Nesta ultima partida da tarde, mais um show do novo Estudiantes. Mesmo desfalcado de Renan, Mateus e Agostinho, o time de La Plata bateu o fortíssimo Nacional por 5x2 numa partida vibrante. Vale destaque para o craque Mimi, que fez mais um belíssimo gol de bicicleta. Agora preparem suas chuteiras, chame seus parentes e amigos para a torcida, que o campeonato vai começar a pegar fogo! Dias 28 e 29 temos a repescagem e descobriremos quem será o campeão para enfrentar o líder Peñarol na semi-final. Boca e Inter também aguardam para saber contra quem um deles pegará na grande final! Não percam!

ESTUDIANTES VENCE E OBRIGA NACIONAL A DISPUTAR A REPESCAGEM

Na derradeira partida da 1ª fase, Estudiantes e Nacional fizeram uma partida vibrante, fechando com chave de ouro a fase classificatória. Pelo lado do Nacional só a vitória interessava, para conseguir se classificar diretamente a semi-final. Para o Estudiantes (desfalcado sem Agostinho e Mateus) pouca coisa podia mudar. Com a vitória enfrentaria o River, e com a derrota o Colo-Colo na repescagem.

(continuando a falar) Sobre o jogo:

O jogo começou bastante truncado, se concentrado mais no meio de campo. Os dois times demonstravam muita garra e vontade de vencer. O Nacional, visando a classificação direta, e o Estudiantes querendo comprovar que a boa fase pode ser permanente. Assim o jogo permaneceu até os 10 minutos de jogo, quando Bruno aproveitou um rebote e fez 1x0. O Nacional não desanimou e manteve a partida agitada. Gian, que fez excelente partida, roubou a bola na defesa e armou um contra-ataque, passando para Artur, que se atrapalhou com a bola e perdeu o gol. Pouco depois, bola lançada para Mimi que de peito serviu Artur novamente, que chutou por cima. Os dois times continuavam criando várias chances de gol, mas todas eram desperdiçadas. Apesar das falhas nas conclusões, o jogo era excelente. Mimi, de costas para o gol, recebeu lançamento de trás, matou no peito e virou uma linda bicicleta, fazendo um dos mais belos gols do campeonato. Não tem jeito, nosso craque é o BOLA CHEIA da rodada mais uma vez. Em seguida, Mimi fez o pivô e passou para Bruno colocar nas redes. O time do Nacional demonstrava bastante nervosismo com a derrota, mas Yuri marcou um gol para manter as esperanças do time conseguir a virada no segundo tempo.

No intervalo, Zé Carlos chamou o time para uma conversa séria. Deu um esporro nos jogadores, especialmente os mais jovens, pedindo mais dedicação e vontade para o time alcançar seus objetivos. À primeira vista, a conversa pareceu ter surtido efeito, com o time voltando ao jogo com muita vontade. Yuri arriscou de longe e quase fez seu segundo na partida. O jogo seguiu muito nervoso, com o time uruguaio sem medo de bater, Gian que o diga. Aliás, cabe aqui um elogio ao amadurecimento dele, que dessa vez não caiu "na pilha" e se manteve calmo e jogando em alto nível até o final do jogo. Mas de tanto tentar, o Nacional conseguiu diminuir com Fabinho, quase no final da partida. Depois disso, o jogo seguiu tenso. A torcida estava em êxtase no alambrado e os jogadores com os nervos a flor da pele. "Futebolisticamente falando", os 2 times eram muita transpiração e pouca inspiração, e parecia ser impossível furar a defesa de qualquer um deles. Faltando 5 minutos para o fim da partida, falta na entrada da área para o Estudiantes, a bola sobrou para Gian fazer o gol e praticamente garantir a vitória, coroando sua excelente atuação. O Nacional ainda tentou ir para cima buscar o empate, mas num contra-ataque Bruno fez seu 3º gol no jogo e fechou o placar em 5x2 para o Estudiantes, que continua dia após dia provando ser candidatíssimo ao título da Copa Portal.


Estudiantes 5x2 Nacional

Estudiantes: Lucas Tavares; Evandro, Gian, Artur, Bruno e Mimi. Entrou: Marquinhos
Nacional: Fogaça; Elio, Rafael, Yuri, Fabinho e Zé Carlos. Entraram: Guilherme Alves e Guilhermão.

Gols
Estudiantes: Bruno (3), Mimi e Gian
Nacional: Yuri, Fabinho

Cartões Amarelos
Estudiantes: Bruno, Gian e Arthur
Nacional: Fogaça, Fabinho, Rafael e Yuri

Destaques:
Bruno, Mimi e Giancarlo (Estudiantes)
Élio (Nacional)

ENTREVISTAS:
Giancarlo (Estudiantes)
Élio (Nacional)

Fotos:


Antes do jogo, o Nacional ja fazia macumba contra os adversários


Gian afasta de cabeça


Artur divide com Fabinho


Zé Carlos e Yuri armam jogada para o Nacional


Finalização de Yuri


Fabinho e Yuri esperam cruzamento de Zé Carlos


A torcida não se contém e invade o campo para comemorar gol de bike do Mimi


Rafael tenta marcar seu gol pelo Nacional


No intervalo, Zé Carlos dá bronca no time


Concentração do Estudiantes no intervalo de jogo


Gian (dir), grande destaque da partida


Falta para o Estudiantes


Falta para o Nacional


Onde está o Wally ?


Boleragem ou Boiolagem, Irmão ?


É a vida...

INTER PERDE PARA PEÑAROL, MAS SAI CLASSIFICADO

O Internacional foi a campo com a difícil missão de vencer o líder e já classificado Peñarol para também garantir sua vaga na semi-final. Para isso, não contavam com o suspenso Youssef nem com o zagueiro Rogério Torel, além do matador Gegê. Enquanto o Peñarol estava quase completo, incluindo os estreantes Fernandinho e Molina, não contando apenas com o zagueiro Alan, machucado. O Colorado não conseguiu bater o líder, mas os outros resultados o favoreceram e ele conseguiu carimbar seu passaporte para a semi-final.

Sobre o jogo:

Assim que a partida começou, Junior deu a 1ª mostra de como era difícil a missão do Inter e já abriu o placar para o Peñarol. Com o gol, o time teve tranquilidade para trabalhar a bola no resto do 1º tempo. Tocando a bola calmamente, as chances de gol foram aparecendo (e sendo convertidas) naturalmente. Molina fez 2x0 e Kenzo fez o 3º. O Inter até conseguia atacar algumas vezes, mas sem levar real perigo ao gol do goleiro Betão, que quando precisou fez boas defesas. O inspirado Kenzo ainda deu belíssima assistência para Vanuê concluir e fechar o placar no 1º tempo. 4x0.

O 2º tempo começou meio morno, até que Alex diminuiu para o Internacional. Depois do gol, o Colorado se animou e passou a atacar mais, buscando a reação. O Peñarol jogava mais na defesa, mas quando subia levava sempre muito perigo ao adversário. Logo Vanuê aumentou a vantagem para 5x1. O Inter continuou vivo em campo e Marcos cruzou para Luis finalizar de letra, a bola passou em frente do gol e saiu pela linha de fundo. O Peñarol parecia que só administraria o resultado até o final do jogo, mas tudo mudou com a estreia de Fernandinho, cria das categorias de base do Portal of Birds, que não sentiu o peso da estreia, e correu bastante, ajudando na marcação e se apresentando para o jogo, tendo inclusive duas oportunidades de gol. O time se animou e fez mais três, um de Junior e dois de Vanuê, um deles um golaço de peixinho, fechando a goleada com chave de ouro. 8x1.


Internacional 1x8 Peñarol

Inter: Beto; Dorfo, Zé Augusto, Alex, Marcos e Luis.
Peñarol: Betão; Mateusinho, Kenzo, Molina, Junior e Vanue. Entraram: Fernandinho e João.

Gols
Inter: Alex
Peñarol: Vanue (3), Junior (2), Kenzo, João, Molina

Cartões Amarelos
Inter: Zé Augusto
Peñarol: Kenzo

Destaques:
Betão, Kenzo, Molina, Junior (Peñarol)

ENTREVISTAS:
Beto (Inter)
Fernandinho (Peñarol)

Fotos:



Estreante Molina


Confusão na área do Inter


Kenzo e Vanue atacam pelo Peñarol


Mateusinho faz marcação firme em Alex


Dorfo prepara o chute


Concentração do Inter(valo)


Alex e Kenzo correm para disputar a bola


Alex derruba o grandalhão João


Junior cobra a falta


Zé Augusto cria forças para o Colorado


Chute de Kenzo


Ataque do Inter


Fernandinho prepara para receber a bola


Fernandinho ajuda na marcação



Golaço de peixinho do Vanue

BOCA GOLEIA COLO-COLO E CONFIRMA VAGA NA SEMI-FINAL

Boca Juniors e Colo-Colo abriram a última rodada da 1ª fase com um jogo bastante morno. Para o Boca, um empate praticamente já lhe asseguraria vaga direta na semi-final. E para isso contava com um novo reforço, Cléber. Para o Colo-Colo, o resultado não influenciaria muito na sua situação, no máximo poderia garantir a vantagem do empate na repescagem. Sem muito a perder, o time aproveitou para descansar alguns titulares e dar chance aos que pouco atuaram durante a campanha. O resultado de tudo isso foi um chocolate do Boca, que fez 9x2 sem grandes esforços.

Sobre o jogo:

O Boca começou pressionando, mas não conseguia fazer o gol, esbarrando nas boas defesas de Luquinhas, que substituiu Lipe machucado. Para o Colo-Colo, pior ainda. Se o Boca desperdiçava chances, o time de preto nem as criava. Com muita insistência, o Boca Juniors abriu o placar, com gol do estreante Cléber. Ao contrário dos outros jogos, quando o time desanimava após tomar o gol, dessa vez o Colo-Colo melhorou e passou a criar mais chances. Cléber e Henrique criaram boas jogadas - por eles mesmo desperdiçadas. Após confusão na área de Luquinhas, Odilon tocou fraco, mas o suficiente para fazer 2x0. Logo em seguida, Leandro fez 3x0. E era só o começo do show do artilheiro do campeonato. Até o final do 1º tempo, ele fez mais 3 e determinou retumbantes 6x0 na saída para o intervalo.

Na volta para o 2º tempo, Lucas Ronco e Arquimedes, que haviam ficado de fora durante toda a 1ª etapa, entraram no time para formar a zaga, que vinha tendo uma má atuação até então. Ajeitada a defesa, o ataque passou a produzir mais, com Henrique, Cléber e Wagner, que revezava com Lucas. Percebendo a melhora do adversário, o Boca passou a se preocupar primeiro em se defender, para depois tentar marcar mais gols em contra-ataques. Contudo, o Colo-Colo não conseguia fazer seu gol. E então foi castigado com mais um gol de Leandro, seu 5º na partida. Depois de muito esforço, faltando menos de 10 minutos, Cléber e Henrique conseguiram fazer 2 gols de honra para o time chileno. Porém, a reação parou por aí e Leandro e Odilon deram números finais ao placar: Boca Juniors classificado 9, Colo-Colo na repescagem 2.


Colo-Colo 2x9 Boca Juniors

Colo-Colo: Luquinhas; Betinho, Gabriel, Henrique, Cleber e Wagner Ronco. Entraram: Lucas, Lucas Ronco e Arquimedes
Boca: Véio; Fernando, Artur, Cleber, Leandro e Odilon. Entraram: Giuseppe e Ale.

Gols
Colo-Colo: Cleber, Henrique.
Boca: Leandro (6), Odilon, (2), Cleber

Cartões Amarelos
Colo-Colo: Henrique
Boca: Cleber

Destaques:
Arquimedes (Colo-Colo)
Véio, Leandro (Boca Juniors)

ENTREVISTAS:
Wagner Ronco (Colo-Colo)
Giuseppe (Boca Juniors)

Fotos:


Colo-Colo unido


O time do Boca conversa antes do jogo


Tudo pronto para começar a partida


Sambaaaaa Tevez !


Olha a classe do artilheiro


Preocupação na defesa do Colo-Colo


Lucas finaliza


Que bonitinhos de mãos dadas


Giuseppe esquece de frear e atropela Luquinhas


Henrique prepara para cobrar falta


Cleber leva o time para frente


Wagner Ronco ajuda na saída de bola


O estreante Cleber atropela Arquimedes


Tudo normal


Fernando, zagueirão do Boca


Leandro, 6 gols no jogo, parte para cima